Com as câmeras digitais, geramos informação visual em forma de bits, que são gravados em cartões, cd's e dvd's. As imagens podem ser descarregadas em um computador e viajar pela internet ou ser impressas em papel. Existe uma tendência de crescimento na utilização desse tipo de equipamento.
A câmera fotográfica moderna é uma espécie de computador, cheia de botões e funções automáticas. Mas ela ainda consiste em uma caixa preta, com um jogo de lentes que servem para focalizar, aproximar ou até deformar a imagem. Em geral, tem um fotômetro para medir a luz da cena a ser fotografada. E com essa informação, podem ser ajustados o tamanho e a velocidade da abertura do diafragma, o orifício que controla a quantidade de luz que entra na máquina a cada foto.
A maioria das câmeras tem todos esses controles automáticos. Elas fazem uma leitura da imagem total e ajustam a luz sozinha. Como possuem um fotômetro muito sensível, podem perceber quaquer variação na luz, até as que nós não podemos perceber a olho nu. A câmera digital apresenta a fotografia em um visor de cristal líquido antes mesmo que a gente clique, isso nos permite avaliar se a cena está como se deseja, assim caso não podemos fazer as correções necessárias. No visor da câmera enquadramos a cena a ser fotografada, fazendo um recorte da realidade que nos cerca. Nessa hora, qualquer variação pode transformar totalmente a fotografia e causar resultados indesejados, como cortar a cabeça do modelo ou deixar o assunto principal pequeno em relação ao quadro.É difícil separar fotógrafos profissionais de amadores, e mais difícil ainda dizer o que é arte entre tantas imagenms produzidas atualmente. Conhecer o equipamento não é suficiente para produzir fotografias interessantes, pois na hora do clik existem muitos mistérios. Como acertar o exato momento em que o garoto voa com seu skate, ou como revelar em uma imagem parada a personalidade de uma pessoa, ou como registrar em uma fotografia a grandiosidade de uma montanha ou da beleza de um belo pôr-do-sol.
Fotos do acervo pessoal de Marino do Espírito Santo Júnior - Fotografo Amador - imagens feitas com câmeras SAMSUNG S-500 e CANON SX-110 IS
Nenhum comentário:
Postar um comentário